quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Ordem Franciscana Secular em Caxias


A Ordem Franciscana Secular Fraternidade de Santa Isabel da Hungria em Caxias Maranhão, completa este próximo 2009, seu aniversário de 70 anos de presença franciscana. É uma instiuição considerada de Utilidade Pública Municipal e tem em seus serviços prestados aos mais carentes, pobres, mendigos, crianças, mulheres, os seguintes trabalhos:

1. Serviço de Enfermos e Idosos - SEI, onde os irmãos e irmãs fraternos visitam os idosos, fazem trabalhos junto aos enfermos tanto em suas residências quanto nos hospitais de Caxias;

2. Direitos Humanos, Justiça, Paz, Ecologia e Integradade da Criação, que busca dentro do que nos foi iluminado por São Francisco em suas obras, o cultivo de uma cultura de cuidado, preservação, conservação, e amor a toda a Criação: obra divina de Nosso Senhor Jesus Cristo.

3. Almoço Franciscano, levado à população carente de nosso município, toda quinta-feira Santa, representando a última ceia de N.S.J.C. São mais de 300 participantes de todos os bairros de Caxias - o Almoço Franciscano acontece no Salão de São Francisco e é acompanhado por todos os Padres e Religiosas e ainda a presença de nossos Pastores Dom Luis D'Andréia e Monsenhor José Mendes que vêm abençoar este momento cheio de graça e consolo.

4. Natal Franciscano, são mais de 50 famílias assistidas, a distribuição de cestas básicas e de roupas, lençóis, calçados doados pelos franciscanos, os devotos, sos simpatizantes é de extrema relevância para continuidade deste serviço.

5. O SIMFRA - Seminário de Integração e Motivação Franciscana, que já esta na sua 5ª Edição, sempre no mês de novembro, é de extrema importância para a integração da OFS com a comunidade caxiense. Aberto, o SIMFRA tem em sua subjetividade o carisma de Francisco e Clara de Assis.