segunda-feira, 5 de outubro de 2009

1ª Romaria Franciscana de Caxias

A 1ª Romaria Franciscana de Caxias aconteceu no dia 26 de setembro de 2009.

Os romeiros de São Francisco vieram de todos os lugares, de todos os bairros, capelas, paróquias de Caxias. Muitos chegaram de moto, outros de carro, muitos outros de pé. Alguns vieram nos ônibus colocados em diferentes bairros de Caxias para que pudessem participar todos os fiéis romeiros do Pai Seráfico.

Durante todo o dia 26, a Capela de São Francisco das Chagas na Vila Alecrim, local onde se deu a concentração da Romaria, foi visitada, recitação de terços, celebrações da Palavra e muitas outras atividades foram vivenciadas pelos romeiros que ali se encontravam.

Enquanto isso, do lado de fora da Capela, a sombra de um belissimo Ipê, os Coordenadores da 1ª Romaria ornamentavam o Andor de São Francisco, que veio da Igreja de São Benedito - Centro.

O Andor com 2 metros de altura, em forma de arca recebia abundamentemente flores do campo, orquidias, monsenhores e também antúrios.

O Vereador Leonardo Barata enquanto adornava de flores o andor de São Francisco entoava cânticos alusivos ao Santo dos Pobres: Cheio de Amor, Oito Séculos e muitos outros.

Foi uma manhã alegre e festiva.

Muitos jufristas participaram da ornamentação. E a Ordem Franciscana Secular participou ativamente dos trabalhos, colocando-se a serviço sempre.

Mais tarde, lá para o Meio dia, a Sra. Joana, ofereceu um belo almoço para os ornadores do andor.

E dentro de sua casa, simples acolheu a todos com um amor belo, sereno e muito acolhedor.

Depois de pronto o Andor, foi colocado debaixo do Ipê, quando a Coordenação foi praparar-se para voltar e iniciar a 1ª Romaria Franciscana.

As 16:00h em frente a Capela de São Francisco das Chagas, já se encontrava uma multidão de populares, adeptos, seguidores de São Francisco.

A Banda do 2º Batalhão da Policia Militar de Caxias fez-se presente e durante todo o percurso da Caminhada, impôs cânticos de São Francisco.

Milhares de devotos acompanharam a 1ª Romaria. Muitos deles descalços, pagando promessas, vestidos com ábitos franciscanos.

O calor passava dos 40ºC, porém não era motivo para os fiéis não participarem. Ali via-se que o povo de Deus, ama e adora, é capaz de mover céus, terras e montanhas para participar desta caminhada para São Francisco.

A 1ª Romaria passou pelas principais ruas da cidade e visitou todas as Igrejas de Caxias.

Acompanhada pelo Trio cedido pelo Prefeito de Caxias, Dr. Humberto Coutinho, a Romaria alegremente, passeava pelas ruas estreitas de nossa cidade.

A frente do Trio, os representates do Ministério da Música de Caxias: Maria da Cruz, Marcia Bala, João Lopes, Elysson, Vando e Del, fizeram da 1ª Romaria Franciscana, uma animada caminhada de todo o povo de Deus.

O Carro de Som da Casa Sampaio também nos acompanhava e mais outros carros, motos, cilcistas e muitos outros.

Ao chegarmos na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, fomos recebidos com muitas bênçãos e uma salva de palmas de todos os fiéis que nos esperavam dentro da Igreja. A Catedral tornou-se pequena diante da multidão que acompanhou a romaria.

Este evento foi o gride de largada para todos os festejos ao Glorioso São Francisco de Assis.

Em Caxias, mais de 60 (sessenta) festejos acontecem para o santo nos vários bairros.

Pe Jean Luigi, acompanhou toda a romaria, fazendo inclusive a participação na Celebração Solene na Catedral junto com Mons. José Mendes.

A Celebração foi muito animada e Mons José Mendes frisou muito bem a importância desta para o povo de Caxias, e de como a Ordem Franciscana Secular faz a diferença dentro de uma paróquia.

Ao final, foram feitos os agradecimentos gerais e proonunciado que no proximo ano, 2010, a 2ª Romaria Franciscana sairá de uma outra capela, a qual deve ser escolhida por voto, junto a equipe de coordenação.

Paz e Bem a todos.