sexta-feira, 19 de março de 2010

Dia Mundial de Oração pelas Vocações

A OFS - Ordem Franciscana Secular de Caxias, participa e apóia o 47º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que será celebrado no IV Domingo de Páscoa – Domingo do "Bom Pastor",
Dia 25 de Abril de 2010, oferece-me a oportunidade de propor à vossa reflexão um tema que quadra bem com o Ano Sacerdotal: O testemunho suscita vocações. De facto, a fecundidade da proposta vocacional depende primariamente da ação gratuita de Deus, mas é favorecida também – como o confirma a experiência pastoral – pela qualidade e riqueza do testemunho pessoal e comunitário de todos aqueles que já responderam ao chamamento do Senhor no ministério sacerdotal e na vida consagrada, pois o seu testemunho pode suscitar noutras pessoas o desejo de, por sua vez, corresponder com generosidade ao apelo de Cristo.
Assim, este tema apresenta-se intimamente ligado com a vida e a missão dos sacerdotes e dos consagrados. Por isso, convidamos todos aqueles que o Senhor chamou para trabalhar na sua vinha a renovarem a sua fidelidade de resposta, sobretudo neste Ano Sacerdotal onde foi proclamado, por ocasião dos 150 anos de falecimento de São João Maria Vianney, o Cura d’Ars, modelo sempre actual de presbítero e pároco.

Vamos nos unir numa grande corrente de Fé e fazermos desse dia, um momento de muita paz e cura interior.

Paz e Bem!

Papa Bento XVI nomeia novo Bispo para Caxias

Papa nomeia novo bispo para Caxias

O papa Bento XVI anunciou, nesta sexta-feira, 19, a nomeação do padre Vilson Basso como novo bispo da Diocese de Caxias, no Estado do Maranhão. Ele sucederá a Dom Luís D’Andrea, 76, que teve seu pedido de renúncia aceito por causa da idade, conforme o Cânon 401 § 1º, do Código de Direito Canônico.

O novo bispo pertence à Congregação do Sagrado Coração de Jesus, conhecida como Congregação dos Dehonianos e, atualmente, é formador da Congregação nas Filipinas.

Natural de Tuparendi, no Rio Grande do Sul, padre Vilson nasceu no dia 16 de fevereiro de 1960. Fez seus estudos de filosofia em Brusque (SC) e de teologia em Taubaté (SP). Foi ordenado padre em 28 de dezembro de 1985. Como padre, na diocese de Viana, no Maranhão, foi vigário paroquial em Santa Inês e em Alto Alegre, além de pároco em Santa Luzia do Tide. Já na arquidiocese de São Luís, na capital maranhense, padre Vilson foi vigário paroquial no Santuário Nossa Senhora da Conceição e pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição. Em São Paulo, foi vigário paroquial do Santuário São Judas Tadeu.

Padre Vilson coordenou a pastoral da juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB (estado do Maranhão) e foi assessor nacional da mesma pastoral na CNBB, em Brasília, de 1994 a 1997. Desde 2007 é formador da Congregação Dehoniana, na cidade de Oro City, nas Filipinas.

A CNBB, através da Assessoria de Imprensa, cumprimenta o novo bispo, desejando-lhe um frutuoso pastoreio, e agradece a dom Luís D’Andrea pelos 12 anos de dedicação ao povo de Deus na arquidiocese de Caxias do Maranhão.

A diocese de Caxias do Maranhão foi criada em 22 de julho de 1939 e possui uma população de 640 mil, segundo dados do IBGE de 2007, numa superfície que passa de 34 mil km².